Hoje vou mostrar um modelo de planilha para organizar suas contas. É muito simples e cada um pode fazer a formatação como achar melhor. O importante é colocar os dados de forma clara e correta. Só assim a informação será confiável.
Fiz um modelo que acho bastante prático e muito simples de fazer:
Se você não tem tanto conhecimento com o excel vou te dar algumas dicas:
1º - Em um arquivo novo digite a partir da 3ª linha da 2ª coluna todos os grupos de contas, independente da ordem, como por exemplo:
aluguel
supermercado
restaurante
escola
luz
água
combustível e por aí vai.
Cada conta em uma linha. O importante é ter tudo separado de forma que você consiga distinguir cada despesa. Não deixe passar nada, coloque inclusive os pequenos gastos (ex.: balas, chiclets, etc) que podem ser classificados como diversos. Por isso é importante guardar também os tickets de compras.
2º - Na coluna subsequente digite os totais referentes à cada despesa.
Exemplo:
aluguel | 1.000,00
supermercado | 650,00
Se você tiver mais de um gasto por mês precisará usar fórmula para somar (se ficar muito difícil manipular as fórmulas vale somar em uma calculadora e digitar só o total do mês).
Exemplo:
aluguel | 1.000,00
supermercado | =220,00+130,00+300,00 [enter]
Faça primeiro a digitação de todas as contas e tenha em mente que a organização é fundamental para você não deixar nada de fora da planilha. Cuidado também com os valores em duplicidade. Exemplo: no extrato bancário consta o uso do cartão de débito para pagar combustível e você também guardou o ticket de compra, no momento do lançamento confira se o valor já foi digitado. Você pode conferir pela data da compra, pelo nome do estabelecimento, e claro, pelo valor.
A informação correta é a principal ferramenta para se ter uma análise confiável, por isso no momento do preenchimento da planilha é preciso ter paciência e tempo.
3º - As informações que você irá colocar na planilha são referentes aos gastos pagos no mês. Se você fez uma compra no supermercado e pagou no cartão de débito o lançamento será feito no mês da compra, no entanto se pagou com cartão de crédito e a fatura só vence no mês seguinte, o lançamento deve ser feito no mês que será pago o cartão.
4º - Cartão de crédito - lançar os gastos detalhados de acordo com a fatura. Não adianta lançar tudo em uma conta "cartão de crédito" pois você pode ter gastos diversos e não irá identificar o que é cada despesa. Então se comprou na farmácia, no supermercado, cinema e teatro (que podem ser classificados como diversão e cultura), coloque cada despesa no item correspondente da planilha.
5º - Depois de todas as despesas digitadas eu coloco os títulos. Veja bem, cada um pode fazer como achar melhor, e eu deixo para depois, mas você pode fazer os títulos antes. Na 2ª linha da 2ª coluna eu digito despesas. Na 2ª linha da 3ª coluna coloco o primeiro mês da análise, e nas colunas seguintes os próximos meses.
Você pode ter uma planilha anual, dos últimos 12 meses, dos últimos 6 meses. Quem vai determinar o período é você e as contas que você tem organizadas.
6º - O total - no final das colunas de valores coloque a fórmula de somatória (de novo: se tiver dificuldade com a fórmulas, some na calculadora e digite o total).
7º - Colocar cores pode ajudar a deixar a planilha mais confortável de usar. Não é prioridade e você pode fazer com as cores que mais gostar. Neste passo a criatividade pode ajudar a relaxar e curtir fazer a planilha. Aproveite!
Espero que você passe por essa fase que é a mais difícil. Por ter muitas informações para separar e digitar normalmente é nesta fase que a maioria desanima. A dificuldade com o computador também é outro ponto que torna mais difícil o trabalho. Se você está se sentindo confuso, peça ajuda. O importante é não desistir.
Até mais.